sábado, 7 de dezembro de 2013

Reflexão Final


E chegou ao fim!!

Foram 9 semanas de muito trabalho que sempre realizei com a maior dedicação e vontade de aprender.

Este estágio apareceu como um momento não só da prática, mas também como uma articulação e mobilização de diversos saberes teóricos construídos ao longo do curso.

Durante o estágio tive possibilidade de intervir nas diversas áreas de Saúde Ambiental entre os quais: avaliações das condições de segurança e higiene das escolas, capturas de mosquitos, vistorias industriais, queixas de insalubridades, colheitas de água de piscina, auditorias na sala de vacinação e de tratamentos e entre outros…. Todas foram  importante e adorei imenso em realizar.

Tive oportunidade de participar em várias reuniões de equipas básicas de Unidade de Saúde Pública, principalmente o grupo de observatório.
 “Cabe ao Técnico de Saúde Ambiental integrar na equipa do observatório de saúde, colaborando nas atividades necessárias à monitorização do estado de saúde da população”, portanto através dessa equipa participei na elaboração do Plano Local de Saúde do ACES de Sintra, que foi uma atividade muito importante para mim, aprendi muitas coisas de grande relevância que pode vir a contribuir muito na minha vida profissional.

Não posso adivinhar em que termos estaria a minha vida se não tivesse entrado no curso, mas posso afirmar que este estágio ajudou me a gostar e perceber ainda mais do curso, e que a breve conclusão do mesmo será um trunfo para novas conquistas no mundo do trabalho.

A dificuldade, tornou-se em aprendizagem e a dedicação nos frutos de um trabalho gratificante e, que sem dúvida vai deixar saudade. Penso que alcancei meus objetivos.

De este estágio, levo uma boa experiência de aprendizagem e ótimas recordações de todas as pessoas com quem contactava diariamente e que me acolheram de braços abertos desde o primeiro dia, e queria agradecer a todos os membros da Unidade de Saúde Pública do ACES de Sintra, os Médicos, as Enfermeiras, as Técnicas de Saúde Ambiental e as Administrativas.

Não podia deixar de  agradecer a minha professora Raquel Santos responsável por este estagio, que apesar da distância manteve sempre em contacto e disponível para me ajudar.

Um grande OBRIGADO a pessoa que contribuiu para que este estágio seja realizado e decorrer de forma sensacional o meu orientador TSA Carlos Lourenço que me recebeu muito bem. Queria agradecer lhe por tudo que ele fez por mim durante estas 9 semanas, pela sua ajuda, paciência, dedicação e vontade em me ensinar as coisas, em fim, não tenho palavras para o descrever o quanto ele foi importante durante este estágio.

E por fim queria agradecer a minha família principalmente aos meus pais um grande obrigado por tudo, porque se não fosse por causa deles tudo isto não seria possível e apesar da distância sempre me dão apoio e força. Ao meu irmão, a minha tia e meu tio principalmente pela estadia e disponibilidade em tudo. Também a todos que andaram a seguir o meu blog um muito obrigado.

Enfim MUITO OBRIGADO A TODOS!!

ViVa SaÚdE AmBiEnTaL!


Rodney dos Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário