segunda-feira, 28 de abril de 2014

Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho


Caros leitores!

Hoje é o dia Nacional de Prevenção e Segurança  no Trabalho e vou falar-vos sobre esta data.

Desde 1996 que o dia 28 de Abril é comemorado em todo o mundo como dia mundial da segurança e saúde no trabalho, com a finalidade de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais. Aproveitando essa data, Portugal instituiu o dia 28 de Abril como “Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho” mediante Resolução da Assembleia da República n.º 44/2001.

A segurança na utilização dos produtos químicos foi o tema escolhido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para as comemorações do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que tem tradicionalmente lugar no 28 de abril, sendo celebrado em quase todo o mundo em homenagem às vítimas dos acidentes e doenças profissionais.

Como podemos identificar os produtos químicos perigosos?

Os produtos químicos estão presentes em todo o lado, quer em nossas casas, quer nos locais de trabalho.
Mesmo em nossas casas é importante sabermos que a utilização dos produtos químicos pode comportar perigos e que para os evitar temos que saber interpretar a informação do rótulo.

No entanto, é nos locais de trabalho, principalmente na agricultura, na indústria e construção civil que os produtos químicos perigosos são usados de forma intensiva, com riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores, se não houver cuidados na sua utilização
.
No entanto nem todos os produtos químicos são perigosos. Como é que podemos saber se um determinado produto químico é perigoso ou não?
Em primeiro lugar o produto tem de estar classificado como tal de acordo com os critérios previstos na lei. Pode tratar-se de uma substância perigosa - Portaria n.º 732-A/96, de11 de Dezembro, ou de uma preparação perigosa (misturas ou soluções compostas por duas ou mais substâncias) - Decreto-Lei n.º 82/2003, de 23 de Abril.

A informação sobre os riscos que as substâncias ou preparações perigosas apresentam para o homem e para o ambiente é transmitida pelos fabricantes ao consumidor no rótulo e/ou nas fichas de dados de segurança. Estas últimas assumem particular importância na indústria e construção atendendo à grande diversidade e quantidade de produtos químicos perigosos utilizados.
Os rótulos e fichas de dados de segurança incluem frases e pictogramas normalizados que alertam para os perigos dos produtos químicos.

Com  a entrada em vigor do CRE e do REACH foram introduzidas alterações às regras de rotulagem dos produtos químicos.


A partir de 2017 é obrigatório que todos os produtos no mercado apresente a nova rotulagem com novos pictogramas de perigo, advertências de perigo (Frases H), em substituição das frases de risco (Frases R) para a saúde humana e para o ambiente e recomendações de prudência (Frases P), em substituição das frases de segurança (Frases S).


              Nova Regras para Rotulagem


Referências Bibliográficas:

1- Organização Internacional do Trabalho (OIT);

2- Factor Segurança;

3- Agência Portuguesa do Ambiente- Classificação e Rotulagem