segunda-feira, 5 de maio de 2014

Ergonomia no Escritório


Nesta publicação vou falar-vos sobre a Ergonomia no Escritório. A base e o incentivo desta publicação foi uma vistoria/auditoria realizada num escritório, que um dos pontos negativos constatado foi o carácter Ergonómico, entretanto tivemos a preocupação de sensibilizar os funcionários sobre esta temática.
  
Como ambientes destinados à realização de atividades laborais predominantemente administrativas, os escritórios devem ser espaços preparados para atender os seus utilizadores em condições de conforto ambiental. Nesse sentido, neste trabalho apresentam-se elementos que devem ser observados para o desenvolvimento de projetos para esses locais de trabalho, de modo que na sua organização sejam previstas e incorporadas as condições que, ambiental e ergonomicamente, atendam as exigências dos trabalhadores.


A ergonomia é o estudo do trabalho e da sua relação com o ambiente no qual é desempenhado (o local de trabalho) e com aqueles que o desempenham (trabalhadores). É utilizada com o objetivo de determinar a forma como o local de trabalho pode ser concebido ou adaptado ao trabalhador, de modo a prevenir diversos problemas de saúde, aumentando a sua eficácia, ou seja, tem como objetivo a adequação e a adaptação da tarefa ao trabalhador, em vez de forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa. Um exemplo simples consiste em aumentar a altura de uma mesa, de modo a que o trabalhador não tenha de se curvar desnecessariamente para poder realizar o seu trabalho. (OIT)

A ergonomia é uma ciência vasta que engloba uma grande variedade das condições de trabalho que podem afectar o conforto e a saúde do trabalhador, incluindo factores como a iluminação, o ruído, a temperatura, as vibrações, a concepção do posto de trabalho, das ferramentas, das máquinas, das cadeiras e o calçado, assim como a concepção da tarefa, incluindo factores como o trabalho por turnos, os respectivos intervalos e os horários de almoço.

Em escritório a maior parte dos profissionais trabalha na posição de sentado, encontram-se assim a contrariar a sua própria natureza. Se uma posição sentada já causa alguns transtornos à nossa saúde, associada a uma má postura durante largos períodos do dia, à falta de exercício ou ainda excesso de peso, pode originar pela sua repetitividade, dores de cabeça, dores no pescoço, dores nas costas e até mesmo, problemas de circulação sanguínea.

Figura 1 e 1a - Posturas  incorrectas e correcta no local de trabalho


A postura que se tem na posição de sentado, depende de inúmeros factores tais como: o “design” da cadeira, a altura e a inclinação do assento, a configuração do encosto, entre outros. No entanto, um dos principais riscos é a forma como cada um de nós se senta e o tipo de actividades que desempenha nesta posição. Assim, muitas das posturas adoptadas, quando na posição de sentado, são prejudiciais à nossa coluna e causadores de dor e desconforto.

Zona de Trabalho

Para que seja possível obter uma postura de trabalho correcta, é necessário dispor de uma zona de trabalho óptima cuja área máxima é definida pelo comprimento do braço estendido. Todo o espaço que fique para além desta zona implicará movimentos anormais da coluna e consequentemente efeitos negativos para a saúde do trabalhador, aumentando a fadiga e os riscos.

Mesa de Trabalho

Para que seja possível uma boa acomodação fisiológica do posto de trabalho, a mesa de trabalho deve obedecer aos seguintes requisitos: 
  • Espaço suficiente para as tarefas a executar;
  • Permitir uma fácil disposição dos vários elementos;
  • A superfície do tampo não deve ser fria ao toque;
  • As medidas mínimas são de 1,60 de largura por 0,90 de profundidade;
  • No que diz respeito à altura para o tampo da mesa, o mesmo difere com a estatura das pessoas e com o comprimento das pernas, não sendo por isso conveniente que a altura das mesas seja fixa. Assim, devem escolher-se preferencialmente mesas de trabalho que sejam reguláveis em altura e permitam igualmente uma fraca inclinação;
  •  Arestas arredondadas;
  • Para a cor da mesa aconselha-se tons neutros (cinzento, verde ou castanho), com factor de reflexão baixo. A superfície do tampo deverá ser baça. 
 Cadeira de Trabalho

A cadeira de trabalho deve permitir uma posição sentada cómoda, de forma a aliviar os músculos das costas e os discos intervertebrais. Assim, são indicadas:
  • Cadeiras giratórias com cinco rodas, cuja altura permita um ajuste entre os 42 e os 55 cm;
  • As cadeiras devem ser estáveis, não deslizar, nem tombar e permitir ter os pés bem apoiados no chão, mantendo os seus joelhos alinhados com as ancas;
  • O assento da cadeira deve ter uma base, com cerca de 40/40 cm, ligeiramente côncava, mas completamente moldável ao corpo . Deve ser dotado de um dispositivo de regulação que permita pequenas inclinações para diante e para trás;
  •  O espaldar da cadeira deve ter uma altura aproximada de 50 cm acima do assento;
  • Deve ter apoio lombar em forma de almofada com uma altura de 10 a 20 cm e ser ligeiramente moldado na parte superior. Se não possuir este apoio pode utilizar uma toalha enrolada com cerca de 5 a 8 cm de diâmetro;
  • O espaldar da cadeira deve ser inclinável e poder ser fixado na posição desejada;
  • Não se deve sentar em cadeiras demasiado altas e que estejam demasiado longe do seu local de trabalho, obrigando-o/a a arquear as suas costas.

Figura 2 - Cadeira Ergonómica 


Apoio de Pés

Partindo do princípio que é mais fácil ajustar a altura da cadeira do que a da mesa, recomenda-se a utilização de apoio de pés, o qual deve:
  •  Ter área suficiente para um posicionamento confortável e estar regulado (em altura e inclinação) de acordo com a estatura e características do posto de trabalho;
  • Ter em conta o comprimento das pernas, devendo por isso ser adaptável às necessidades de cada um;
  • Ter no mínimo 40 cm de largura, 30 cm de profundidade, inclinação de 0º a 20º e a possibilidade de regulação da altura de 15 cm;
  • Ser revestido com material anti-deslizante;
  • Poderá sempre optar por uma lista telefónica.


Figura 3 - Apoio de Pés



Trabalho com Ecrãs de Visualização

O avanço da tecnologia tem contribuído para o aperfeiçoamento das ferramentas de trabalho, como é o caso dos computadores, utensílio indispensável para muitos nos dias de hoje. No entanto, a sua instalação tem sido feita sem se ter em atenção as regras básicas da ergonomia existentes sobre o assunto.
Assim, muitas vezes recorre-se ao aproveitamento de mobiliário concebido para tarefas de dactilografia e secretariado, dimensionar e organizar incorrectamente os espaços de trabalho, o que pode conduzir a situações obviamente desajustadas entre as fontes de iluminação (natural ou artificial) e os planos de trabalho, com as consequências que os utilizadores acarretam, nomeadamente em termos de sobrecarga postural e de fadiga.
A utilização de equipamento informático leva a que exista uma grande confusão de cabos, possível de provocar quedas. Assim, sugere-se que os mesmos devem ser colocados em suportes próprios ou introduzidos, logo de início, em tubos no pavimento.
Colocar o écran de modo a que:
  • Com a cabeça direita, os seus olhos estejam dirigidos para a parte superior do ecrã;
  • Ajustar o teclado de maneira a que os seus punhos e mãos estejam direitos quando escreve;
  • Certificar-se que os seus ombros e cotovelos estão relaxados; 
  • Se tiver dificuldade em manter os punhos e mãos esticadas enquanto escreve, utilizar uma pequena toalha junto ao teclado.

Figura 4 - Postura correta 


Somos preparados para a vida ativa, ao longo do processo educativo e de formação profissional, no qual são proporcionados conhecimentos em diferentes domínios, que nos ensinam a ler, a escrever, a efectuar cálculos, a trabalhar com equipamentos, mas quase sempre faltam os conhecimentos relativos à utilização correcta do nosso corpo, à forma como devemos dosear os esforços e à necessidade de, perante cada tarefa concreta, adoptarmos uma postura de trabalho adequada que permita dar maior rendimento e salvaguardar a nossa integridade física.

Existem muitas vantagens evidentes na aplicação da ergonomia ao local de trabalho.
Para o trabalhador, os benefícios consistem em condições de trabalho mais saudáveis e seguras. Para o empregador, a vantagem mais evidente consiste no aumento da produtividade.

Referências Bibliográficas:

1- Manual de Boas Práticas em Saúde Ocupacional;

2- A sua Saúde e Segurança no Trabalho;
file:///C:/Users/Rodney/Downloads/Ergonomia.pdf