segunda-feira, 9 de junho de 2014

Reflexão Final



Caros Leitores! Chegou ao Fim…

É com muita tristeza, mas com enorme satisfação que anuncio o fim do meu último estágio da licenciatura em Saúde Ambiental que foi realizada na empresa “Grupo CentralMed”.

Este estágio teve duração de aproximadamente 3 meses e incidiu essencialmente em higiene e segurança no trabalho. Apesar de a empresa ter a área de segurança alimentar não tive oportunidade de realizar alguma atividade nesta área, fiquei triste porque é uma área  que me cativou  muito ao longo destes quatro anos de licenciatura, entretanto as novas experiências adquiridas na área de HST serviram para alargar os meus horizontes e consolidar muitos conhecimentos adquiridos ao longo destes quatro anos.

Já tinha realizado muitas auditorias/vistorias no outro estágio mas neste estágio foi o mais completo. Porque sendo uma empresa de prestação de serviços é necessário cumprir objetivos, o que faz com que o ritmo de trabalho seja mais veloz. Muitas eram as vistorias realizadas durante um dia, a diferentes tipos de estabelecimento, onde as problemáticas eram quase sempre as mesmas mas mesmo assim houve casos de exceção, mas soube ultrapassar.

O objetivo da escolha de uma empresa de SHT foi por causa das saídas profissionais, visto que agora para nós os Técnicos de Saúde Ambiental é a área com mais sucesso ao nível profissional, mas também porque era um pouco uma incógnita, ao longo do curso tive muita teórica nesta área mas prática tinha sido pouca. É de referir que no início do estágio tive algum receio, mas com ajuda de todos consegui ultrapassar esse receio com sucesso, e agora posso dizer que sou capaz de seguir nesta área.

O meu estágio foi praticamente realizar vistorias em vários estabelecimentos (cada um com a sua realidade) e posteriormente fazia os relatórios dos mesmos. Dessas várias vistorias deparei-me com situações boas e menos boas, contudo o mais importante foi que eu consigui ultrapassar com sucesso e posso dizer que ganhei muita expiriência quer ao nível profissional, quer ao nível pessoal com essas situações. É de destacar o que eu mais gostei de realizar, foi uma vistoria em que a Técnica que me acompanhava, deu me a liberdade de realizar a vistoria sozinho e eu tinha que fazer uma sensibilização de caráter ergonómico para 50 trabalhadores, foi um desafio muito complicado porque nunca tinha realizado uma vistoria sozinho, mas quando começei a falar com os trabalhadores eles também todos interessados a sensibilização ficou simples era como que eu já fazia  a muito tempo.

De este estágio, levo uma boa experiência de aprendizagem e ótimas recordações de todas as pessoas com quem contactava diariamente e que me acolheram de braços abertos desde o primeiro dia, e queria deixar aqui os meus sinceros agradecimentos a toda equipa da CentralMed, principalmente a Drª. Heriqueta Dias e a minha orientadora Drª. Cátia Figueiredo. Também é de dizer um grande obrigado a todos os Técnico que eu acompanhava durante as vistorias por tudo que me ensinaram. 
Um obrigado minha colega de estágio Stephanie por tudo, principalmente pela companhia durante a realização dos relatórios únicos e ajuda em tudo durante o estágio.
Ao professor Rogério Nunes o responsável por este estágio, que apesar da distância manteve sempre em contacto e disponível para me ajudar em tudo e também um muito obrigado pela ajuda em encontrar a empresa para estagiar.


Como é o meu último ano do curso queria agradecer a todos os professores que lecionaram as disciplina no nosso curso mas em especial ao, Professor Rogério Nunes Professor Albino, Professora Raquel e Professora Cidália por todo o apoio e por tudo o que fizeram por nós nestes quatro anos. Não podia deixar de agradecer aos meus colegas e amigos pelos momentos que me proporcionaram e pela ajuda que me deram nesta longa caminhada por Beja, a cidade que me acolheu durante 4 anos de vida académica, todos os momentos bons, maus e únicos que vivemos juntos.

E por fim queria agradecer a minha família aos meus pais que apesar da distância sempre ajudaram e ajudam em tudo. Ao meu irmão, a minha tia e meu tio principalmente pela estadia e disponibilidade em tudo. Também a todos que andaram a seguir o meu blog um grande obrigado.

OBRIGADO A TODOS!!







“Cada dia um degrau, cada degrau uma luta e a cada luta um aprendizado.

Julhinho Silva

1 comentário:

  1. Quero compartilhar um testemunho de como o sr. Benjamin me ajudou com um empréstimo de 2.000.000,00 USD para financiar meu projeto agrícola de maconha. Sou muito grato e prometi compartilhar essa empresa de financiamento legítima a qualquer pessoa que esteja procurando maneiras de expandir seu projeto comercial .a empresa está financiando a empresa. Quem procura apoio financeiro deve entrar em contato com lfdsloans@outlook.com O Sr. Benjamin também está no whatsapp + 1-989-394-3740 para facilitar as coisas para qualquer candidato.

    ResponderEliminar